Google Analytics

terça-feira, setembro 28, 2010

Aprendizagem informal não é bagunça

Autor: José Cláudio Terra

Aprender na escola, na faculdade, na pós-graduação e também nos cursos e treinamentos oferecidos pela Universidade Corporativa isto eu entendo. É bem organizado, tem avaliação e eu consigo mostrar os resultados inclusive em forma de gráficos. Pois bem, meu salário está justificado.

Racionalidade pura. Certo? Não. Errado.

Talvez certo do ponto de justificativa da manutenção de empregos, de enquadramento dentro de uma lógica baseada na eficência, no operacional. Mas com certeza errado quando falamos de aprendizado individual e, principalmente, organizacional regenerativo, voltado para o conhecimento coletivo e para a criação de conhecimento voltados para inovação.

O aprendizado formal não vai desaparecer. Longe disso. Mas o informal será cada vez mais prevalente à medida que caminhamos para uma ubiquidade cada vez maior no acesso à informação, uso de redes sociais e foco em dinâmicas de trabalho e organicionais nas quais o conhecimento, e mais ainda, a capacidade de contribuição e aprendizado individual fica menos bloqueada em função de barreiras de status, hierárquicas e geográficas.

Que bom então! Isto significa que basta deixar a bagunça rolar solta que o aprendizado vai acontecer organicamente? A empresa ficará discutindo e debatendo de maneira infindável todos os assuntos por todos e assim o aprendizado vai acontecer?

Também não: parece contraditório, mas para o aprendizado extra-classe, extra-curso acontecer é preciso também muita organização e direcionamento. É preciso, entre outras coisas:
  • Organizar fluxos de informação e produção de conteúdos
  • Estimular e facilitar o uso de ferramentas colaborativas.
  • Intervir estrategicamente para colocar de forma regular em contato pessoas que não se conhecem ou raramente se encontram.
  • Prover um bom grau de liberdade para as pessoas aprenderem fora da organização
  • Criar um ambiente saudável e da alta confiança entre as pessoas e entre as pessoas e a organização
  • Formar e promover líderes aderentes a uma cultura onde são valorizadas à iniciativa, o aprendizado coletivo e colaboração contínua.

Ufa! Aprendizado informal eficaz é mais difícil que parece.

Fonte: http://www.terraforum.com.br/blog/Lists/Postagens/Post.aspx?ID=281

Nenhum comentário: