Google Analytics

terça-feira, julho 20, 2010

Relacionamento Superior e Subalterno

Autor: Wilton Dimas Gonçalves

Via de regra não nos atentamos para este detalhe, mas estamos sempre às voltas com questões de hierarquia, migrando entre as posições de superior e subalterno. Há muitos tópicos a serem tratados acerca deste assunto, mas nos ateremos aos que, na minha avaliação, já constituem um bom ponto de partida para nossa reflexão e consequente melhoria no trato desta questão.

Este assunto vai muito além do ambiente profissional, envolvendo outros tipos de relacionamento, tais como pais e filhos, professores e alunos, orientadores e orientados, além, é claro, de chefes e subordinados. Em todos esses tipos de relação temos a figura daquele que conduz, dirige ou orienta, o superior, e do que é conduzido, dirigido ou orientado, o subalterno. É importante observar que são posições relativas e não absolutas, ou seja, tem relação com o que está acontecendo naquele momento, com os papéis que estão sendo desempenhados na ação que está sendo avaliada. Portanto, nós não “somos” superior ou subalterno, mas “estamos” momentaneamente naquelas posições.

Ainda que funcionalmente, de acordo com o organograma da empresa, desempenhemos uma função hierarquicamente inferior, se estamos explicando o funcionamento de um processo qualquer para o nosso chefe, naquele momento os papéis estão invertidos: nós estamos na posição de superior (conduzindo ou orientando), e o chefe está na posição de subalterno (sendo conduzido ou orientado), e é do perfeito entendimento de como devemos nos conduzir nessas condições que depende o sucesso ou o insucesso dessa uma empreitada.

Subalterno:

Basicamente, o subalterno está na posição de “servir” ao superior, ou seja, de fazer o trabalho no lugar dele, com a mesma dedicação com que ele faria. Para o bom andamento das atividades é fundamental que acatemos as orientações e determinações dos superiores sem reclamação nem zanga, pois quando nos zangamos ou ficamos irados, nos deixando levar pelo descontentamento, nossa capacidade cerebral fica comprometida, presa no processamento dessa zanga, não conseguindo trabalhar com o que realmente importa. E perante as Leis Universais a responsabilidade pelo resultado é sempre do superior.

Muitas vezes ficamos insatisfeitos com chefes, ou mesmo professores, que estão sempre nos exigindo resultados 100% corretos. Benditos superiores que nos exigem sempre 100% de acerto, pois agindo desta forma estão nos permitindo evoluir constantemente, em função da dedicação e do esforço que teremos de empregar para dar conta do recado. Dá para imaginar a catástrofe provocada por um médico que, de cada dez cirurgias que faz, acerta em nove, errando apenas em uma delas. Eu não gostaria de ser esse décimo paciente.

Superior:

A primeira atitude do bom superior é ter profunda gratidão pela existência de seus subordinados, pois se não fosse assim nem ele seria superior, nem as tarefas que estão sob sua responsabilidade seriam executadas.

Um superior jamais deve esquecer-se de que sua função primordial é desenvolver a capacidade de seus subordinados, e não apenas cobrar resultados. Quem não tem essa consciência e postura não está apto a liderar.

Para isso é necessário:

* deixar bem claro o que deve ser feito, e como deve ser feito;
* fornecer os meios, as ferramentas para que os subalternos possam executar;
* apoiar, ajudar, auxiliar toda vez que surgirem dificuldades.

E nunca fazer o trabalho no lugar do subalterno, pois agindo assim estará impedindo o seu aprendizado e, por via de consequência, o seu crescimento pessoal e profissional. Se as falhas estão sendo recorrentes, e ele foi bem treinado, é uma questão de avaliar se a alocação daquela pessoa para aquela tarefa é adequada.

Agir com equilíbrio, moderação e dedicação total, independentemente da posição que estivermos no momento, constitui sempre a melhor postura para cumprirmos plenamente nossas atribuições, que são importantíssimas para o crescimento e evolução da sociedade.

Seja feliz! Você merece.

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/recursos-humanos/superior-e-subalterno/

Nenhum comentário: