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terça-feira, abril 20, 2010

O que é um problema?

Autor: Gustavo Rocha

“O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema.” (Kelly Young)

Quem nunca teve um problema que atire a primeira pedra. Em fato, desde que nascemos estamos convivendo com problemas e superando-os. Ao nascer, enchemos nossos pulmões de ar e começamos a ver o mundo. Choramos para pedir comida, ser trocado, etc.

A criança ao nascer tem um problema: fome, frio, sede, molhado e reage ao problema da melhor maneira que conhece: chorando.

Muitos ainda na fase adulta reagem assim. É uma questão de inteligência emocional. Precisamos deixar as emoções sairem vez em quando.

Na realidade corporativa, ter um problema e solucioná-lo é uma necessidade constante. Uma obrigatoriedade que é lastreada nos princípios da inteligência emocional, percepção de oportunidade e ação.

Sem evoluirmos a nossa emoção com boas doses de razão, somos influenciados por sentimentos antagônicos na maioria das vezes, que ora estão nos dizendo para comprar, ora para vender. Num momento o gerente é a melhor pessoa do mundo, segundos depois é um verdadeiro canalha.

A emoção é importante, mas deve ser usada com a moderação da razão. Quando assim acontece temos a inteligência emocional. Um exemplo: Funcionário chega desesperado, solicitando sair porque seu pai está no hospital. O gestor libera (agiu emocionalmente pela situação e racionalmente pelo benefício do trabalho) e a situação perdura por uns dias. Até aí, tudo normal. O problema pode ser o próximo passo. No exemplo, o pai do funcionário volta pra casa e o funcionário começa a ficar dispersivo. Neste momento, se o gestor for emocional, nada fará, pois compreenderá a situação do funcionário. Contudo, a inteligência emocional comanda que devemos ter bom senso. No momento de angústia houve ajuda, mas não podemos conviver com uma situação eternamente. Daí o apoio do gestor, conversando, exemplificando e informando que está percebendo esta situação faz toda a diferença. Não se trata de punir, mas sim de ver racionalmente.

Um problema pode ser uma grande oportunidade. Ver apenas o problema não fará dele uma oportunidade. Mas, as alternativas que ali podem estar escondidas sim. Por exemplo, um funcionário conversador mas com domínio do material ou serviço da empresa não precisa num primeiro momento ser demitido, pode ser realocado para outra função. A copa do mundo e olimpiadas irão gerar muitos negócios entre brasileiros e estrangeiros, muitos problemas trabalhistas pelas construções que estão sendo feitas, muitos empregos, etc. As oportunidades podem estar em muitos locais. Analise o problema sem a ótica do sentimento. Analise apenas o problema em si. Veja tudo que está ao redor deste problema. Não somatize o problema, veja o problema apenas, como se você fosse um terceiro analisando. Esta postura faz toda a diferença.

E por óbvio e último, não apenas identifique, mas faça. Seja uma pessoa pró-ativa em relação aos problemas existentes. Enfrente-os. Não deixe para amanhã ou depois. Encare os problemas de frente. A única solução está em ver, analisar e agir. Esta é a resposta.

Enfim,lembre-se que diante de um problema só temos duas alternativas: Sim ou Não. Deixe os sentimentos do problema. Pense nas consequências do sim ou do não, analise os números e utilize a emoção com bom senso para decidir. Não se apresse. Faça dentro do seu tempo. Mas, faça. Não deixe para amanhã. O problema de hoje será um problema na enésima potência amanhã.

Fonte: ogerente.com.br

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