Google Analytics

sexta-feira, setembro 18, 2009

Formando Equipes Vencedoras

"Comprometimento individual a um esforço conjunto — isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar." - Vince Lombardi

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Analogia entre o mundo corporativo e esportivo:

Basquete:

Imagine um time de basquete repleto de grandes estrelas, jogadores renomados e de grande capacidade técnica, porém, muito individualistas. É bem provável que este “Dream Team” não vença. Por melhor que seja um jogador ele nunca será melhor do que o time adversário.

Ao longo da história grandes times amargaram derrotas e equipes modestas se consagraram pela força do coletivo e da união. O talento é a maior capacidade de um atleta, porém se este talento não for compartilhado ele afundará. Da mesma forma, o colaborador que não soma o seu talento com a equipe ou que pensa ser capaz de fazer tudo sozinho... Afundará profissionalmente.

Futebol:

Pelé foi considerado o maior jogador de futebol {de todos os tempos}, o atleta do século. Fez mais de 1200 gols, contudo, sem os passes, cruzamentos, dribles e jogadas de seus colegas ele não teria feito um gol se quer. Ele nunca saiu com a bola do meio de campo e driblou onze adversários. Nunca lançou uma bola pra ele mesmo finalizar.

Uma organização não requer apenas um bom currículo, precisa de pessoas que saibam interagir e somar com o grupo. Repito: Você precisa se integrar positivamente com outros indivíduos.

Falta de foco: Ainda usando o exemplo de um time de futebol...

O Goleiro precisa evitar que o adversário faça gol.

Os Zagueiros dão proteção ao time, em especial ao goleiro.

Os Laterais fecham a defesa e apóiam o ataque.

Os volantes dão proteção para defesa e também fazem a armação das jogadas.

Os armadores abastecem o ataque e freqüentemente são artilheiros e “craques”.

Os atacantes têm a missão de fazer gols, de trazer vitórias.

Eventualmente goleiros fazem gols e atacantes auxiliam na marcação, mas ainda assim cada um tem sua missão, seu foco e seu objetivo. Num projeto, num sistema, num objetivo todos devem ser cooperadores.
Alguns fatos podem comprometer toda equipe. Confira:

1. “Ado, a-ado, cada um no seu quadrado”:

Numa equipe de trabalho TODOS SÃO RESPONSÁVEIS pelo atendimento, pelas vendas, pela produção, por estratégias e soluções.

A departamentalização é fundamental para a organização, contudo, isso não deve limitar a “funcionalidade” de cada um. Veja estes casos:

- Fui atendido pela secretária de uma grande empresa. Enquanto eu aguardava pela reunião com o diretor, perguntei a ela se tinha café. Sua resposta foi: “Sim, temos, mas a pessoa responsável por servir cafezinho não veio hoje.”

- Entrei numa loja e fui mal atendido. Antes de sair e procurar outro comércio eu vi o proprietário sentado num sofá, apreciando seu bonito jornal. Ele também me notou e disse: “Espere até que uma delas possa lhe atender”. Este atendimento poderia ser realizado pelo proprietário? Lógico!

2. Conflitos não-resolvidos:

Recentemente fui contratado por uma empresa que desejava implantar novas políticas, mas que tinha um péssimo clima organizacional. Na sondagem inicial ficou evidenciado que a grande responsável por tamanho conflito era uma pequena divergência de idéias entre dois colaboradores {da produção}. Há algum erro nisso? Em tese não. Ter idéias diferentes sempre é interessante se visto de forma positiva. Neste caso citado sim foi um grande problema... Formaram-se as famosas “panelinhas” {grupinhos}. De um lado estava o funcionário X e todos que concordavam com suas idéias, do outro o colaborador Y e seus seguidores. Bom, não preciso nem dizer que os relacionamentos interpessoais não eram mais os mesmos e que a motivação quase se perdera.

Sempre que houver conflitos de idéias, de comunicação ou de qualquer outro tipo, resolva com diálogo e sinceridade. Não adie um probleminha, pois ela poderá ser um problemão.

3. Liderança ineficaz:

Um verdadeiro líder forma outros, multiplica sua liderança. Torna-se um mentor, um educador. Sabe que se partir (ou se ausentar) tudo estará sob controle, pois ele capacitou outras pessoas.

Durante 03 anos o líder Jesus Cristo preparou um homem que seria o guia do movimento Cristão. Estou falando de Pedro. Por aproximadamente 40 meses Jesus ensinou os mandamentos, as doutrinas, suas filosofias e suas crenças. Pedro aprendeu e logo após a crucificação de Cristo, assumiu a liderança do Cristianismo.

Veja os búfalos, são sempre guiados por um líder, em caso de fatalidade – morte do chefe, eles ficam sem saber pra onde ir. Já os gansos voam em formato de “V”... Quando o guia cansa vai para trás e imediatamente outro assume o seu posto. Você é ganso ou um búfalo?

A Liderança não é teórica, é prática. O líder persuadirá pelo que faz, não somente pelo que diz. Se falar e não fizer, será incongruente, confuso entre atos e palavras, sendo assim sua liderança não fará seguidores.

Uma vez o sábio disse: “O que você faz fala tão alto que eu não consigo ouvir o que você me diz”.

A maioria das equipes é o reflexo da sua liderança. Um líder desmotivado conseguirá motivar? Pense nisso!

4. Brigar muito por pouca coisa:

É impressionante, mas na maioria das vezes nos aborrecemos por coisas que não valem à pena. Às vezes as situações estressantes são frutos de nossa própria “criação”.

Pequenos problemas não devem afetar os nossos sentimentos. Portanto, viva mais e preocupe-se menos.

Conclusão:

Toda organização precisa de um time que tenha boa liderança (ensinar e servir), objetivos, focos, estratégias, bons relacionamentos, motivação e que seja unido... Assim ela estará na “onda do sucesso”.

Desejo... Ótimas vitórias pra você!



Fonte: www.ogerente.com.br
Autor: Rudson Borges

Nenhum comentário: