Google Analytics

sexta-feira, setembro 04, 2009

Encontrar erros e defeitos o mais cedo possível no projeto

Um executivo da Hewlett-Packard percebeu que, “Se um resistor que custa dois centavos, apresentar algum defeito e esse defeito for descoberto antes do resistor ser usado e o mesmo for descartado, o valor perdido será de dois centavos. Se o defeito não for descoberto até que ele seja transformado em um componente do computador, o custo para reparar a parte poderá ser quinhentas vezes mais, ou seja, R$ 10,00. Se o defeito do componente não for descoberto até que ele esteja no computador e seja entregue para o cliente…as despesas poderão exceder dramaticamente o custo da manufatura.”

Uma das finalidades do gerenciamento da qualidade é para encontrar erros e defeitos o mais cedo possível no projeto. Conseqüentemente, um bom processo de gerenciamento da qualidade necessita de investimento adicional no início do projeto, entretanto haverá uma grande recompensa ao longo do projeto. Por exemplo, é muito mais fácil perceber os problemas associados aos requisitos do negócio durante a fase de análise que ter que refazer o trabalho para reparar os problemas durante os testes. É também muito mais econômico encontrar um problema associado a um componente de computador em sua fabricação, que ter que substituí-lo depois que o computador já estiver nas mãos do cliente. Ou seja, durante as fases de criação das entregas, a equipe do projeto deve tentar manter um nível elevado da qualidade e um índice baixo de defeitos, ao invés de ter que reparar problemas durante a fase de testes (ou pior ainda, esperar que o cliente encontre o problema depois do projeto finalizado).

A melhor abordagem é executar os processos de controle da qualidade e de garantia da qualidade durante o projeto. Primeiro, você deverá tentar prever a maior quantidade de erros que for possível. Entretanto, também é importante descobrir com rapidez todos os erros que forem introduzidos, desta maneira você poderá corrigir os erros com menos esforço e também minimizar o impacto dos mesmos no projeto.

Controle da Qualidade e Garantia da Qualidade

Antes que o processo da qualidade possa ser definido, é dado uma breve apresentação com o objetivo de fornecer as definições gerais do controle e da garantia da qualidade para serem aplicadas no projeto.

Controle da Qualidade: Refere-se as atividades associadas com a criação das entregas do projeto. É utilizado para verificar se as entregas são de qualidade aceitável e se as mesmas cumprem com os critérios de precisão e conclusão que foram estabelecidos durante o processo de planejamento da qualidade. O Controle da Qualidade é conduzido continuamente ao longo do projeto e é de responsabilidade dos membros da equipe e do gerente do projeto.

Garantia da Qualidade: Não se refere diretamente as entregas em si, mas aos processos utilizados para criar as entregas. Em geral, as atividades da garantia da qualidade têm o foco nos processos que são utilizados para gerenciar e entregar as entregas. As atividades da garantia da qualidade podem ser executadas por um gerente, um cliente ou por um consultor externo. Por exemplo, um auditor independente poderá não ser capaz de dizer se o conteúdo de uma entrega específica é aceitável ou não. Porém, o auditor pode ser capaz de dizer se a entrega parece ser aceitável, baseado no processo que foi utilizado para criá-la. Os auditores podem determinar, por exemplo, se as revisões foram feitas, se os testes foram adequados, se o trabalho foi aprovado pelo cliente e etc.

A garantia da qualidade é executada em um nível mais alto do que o controle da qualidade. Por exemplo, você poderá inspecionar 100% do produto que você está manufaturando. Essa inspeção física é um exemplo do controle da qualidade. Durante suas inspeções você descobre que 3% de seus produtos são defeituosos e necessitam ser destruídos. Você considera este percentual de defeitos aceitável e continua desta maneira.

Entretanto, se você usar técnicas de garantia da qualidade, você determinará o que está causando essa percentagem de defeitos. Uma vez que você descobrir a causa para os erros, você mudará o seu processo de manufatura para reduzir ou eliminar os erros. Esse tipo de trabalho sobre seus processos faz parte do processo de garantia da qualidade. As mudanças feitas nos processos (garantia da qualidade) resultam em menor número de defeitos descobertos durante o processo de inspeção (controle da qualidade).


Fonte: http://blog.tenstep.com.br/2009/08/31/encontrar-erros-e-defeitos-o-mais-cedo-possivel-no-projeto/
Autor: John Grass, PMP

Nenhum comentário: