Google Analytics

terça-feira, janeiro 15, 2013

A preocupação só piora os seus problemas

Autor: Evaldo Costa

Você é do tipo que leva problemas do trabalho para casa? Domingo a noite já está pensando nos compromissos de segunda-feira? Diante de um problema, fica pensando nele o tempo todo até o desfecho final? Pois saiba, que a sua preocupação não mudará o resultado dos fatos.

Naturalmente, reconhecer uma certa dose de preocupação é pertinente ao ser humano. É inegável que as pessoas têm inquietude sobre muitas coisas. Há quem se preocupe legitimamente sobre dinheiro e segurança familiar, questões de saúde, relacionamentos pessoais, profissionais etc.

Porém, há outras preocupações que além de não ajudar em nada é até perigosa para a nossa saúde, além de inibir o sucesso. Estou falando daquele tipo de preocupação criada pela nossa imaginação. Como é o caso quando passamos muito tempo pensando sobre algo que poderá acontecer no futuro. Por exemplo, seu time favorito está na liderança do campeonato e sem explicação começa a perder alguns jogos. Então, você tende a achar que ele não será o campeão, passa a sofrer pela falta de bons resultados e pela crença de que será vítima de gozação de seus colegas.

Esse é um tipo de preocupação predatória que deveria ser evitada a todo custo, pois provavelmente ninguém do time para o qual você torce sabe da sua existência. Logo, se preocupando ou não, você não terá qualquer benefício material. Além disso, ainda que ele seja o campeão, a sua felicidade provavelmente não passará de um ou dois dias. Portanto, esse tipo de preocupação não lhe traz nenhuma contribuição, mas tem potencial de causar enormes prejuízos emocionais, e até interferir negativamente em sua jornada para o sucesso.

Para Mary Crowley “A preocupação é um mau uso da imaginação,” Eu acho essa definição bem legal. Ela quase sempre é a raiz do pensamento negativo, do fracasso, frustrações e infelicidade. Se gastamos muito tempo imaginando todas as coisas ruins que podem acontecer em nossa vida, vamos acabar nos tornando uma pessoa conscientemente problemática e distante da solução consciente.

Por exemplo, imagine a pessoa que acaba de receber um diagnóstico médico de doença grave. Caso ela não seja capaz de dominar a sua imaginação com otimismo, mesmo que o médico tenha errado no diagnóstico, ela tende a se tornar tão preocupada com o que poderá lhe acontecer no futuro, que provavelmente terá dias terríveis e acabará doente de verdade.

Não existe receita de bolo para lidar com as preocupações, mas algumas dicas ajudam. Uma boa maneira de manter a mente arejada é focar o lado positivo das coisas. Por exemplo, se tiver que pensar sobre o seu futuro, que seja de momentos memoráveis. Uma outra dica é viver o momento. Ou seja, eu sei muito bem que o amanhã será o que será. Então, devo deixar para lidar com o amanhã somente quando ele chegar.

Pense nisso e ótimo dia!

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/preocupacao-problemas-trabalho

Nenhum comentário: