Google Analytics

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Comprometimento, Confiabilidade e Responsabilidade

Autor: Luiz de Paiva

Existem fatores que podem fazer uma diferença maior para o sucesso do que suas habilidades "curriculares".

Ao avaliar um currículo de qualquer profissional, o foco está quase sempre em questões mais objetivas, como educação, experiência, idiomas, cursos, etc.   Existem, no entanto, fatores que podem fazer uma diferença maior para o sucesso do que suas habilidades “curriculares”.

Um conjunto importantíssimo neste aspecto é a tríade Comprometimento X Confiabilidade X Responsabilidade.  Estas características, infelizmente, somente podem ser provadas com o a convivência profissional, já que não possuem um diploma, um certificado ou um teste rápido que as comprovem.

Obviamente, não são estas as únicas características da personalidade de um profissional que são importantes.  Em determinadas funções, o conhecimento específico aprofundado é um diferencial que supera algumas deficiências comportamentais.  Na maioria dos casos, entretanto,  aqueles que conseguem se enquadrar na intersecção deste conjunto de características possuem chances de sucesso e crescimento muito superiores às de seus pares.

O sonho de qualquer gestor é ter uma equipe comprometida, confiável e responsável.   Entender isto ajudará o profissional a avaliar suas características profissionais e conseguir se enxergar aos olhos do gestor, e adaptar seus comportamentos de forma correspondente.

Veja se você consegue se identificar nas descrições abaixo:

 

Comprometimento

O profissional comprometido é aquele que “veste a camisa”.   Ele aloca seus maiores esforços para ajudar a organização a atingir seus resultados, e não deixa que dificuldades ou politicagem interna o tirem do rumo.   Além disso, adota uma postura empreendedora em relação aos desafios da organização.  Trata-se principalmente de uma questão de ATITUDE.

 

Confiabilidade

Confiar em alguém é considerar que ele fará o que foi combinado com seriedade e qualidade.   Não se trata apenas de confiança no sentido de ética e moral, mas também no aspecto de desempenho profissional.  O gestor somente consegue delegar para pessoas confiáveis, e são estes profissionais os que recebem as missões mais desafiadoras e as oportunidades de evolução na carreira.   A característica principal associada neste caso é a DISCIPLINA.

 

Responsabilidade

Ser responsável é assumir a  propriedade dos temas que passam pelo profissional.  É garantir, que uma vez recebida uma missão, o profissional assumirá o papel de garantia do maior esforço para o sucesso.  Quem é responsável não espera que o gestor lembre do que deve ser feito.  Em outras palavras, pode até ser orientado, mas não precisaria ser gerenciado.  A responsabilidade também está relacionada à INICIATIVA.

Uma armadilha comum quando o profissional não se sente encaixado nestas descrições é aplicar a culpa a fatores externos (“na minha empresa isso não é possível”, “meu chefe não me dá a oportunidade de aparecer”).  Você é o principal responsável por seu sucesso, e precisa entender que o mercado de trabalho é naturalmente desafiador.  Cabe a você avaliar suas atitudes e adaptá-las para oferecer ao mercado o que ele precisa.


Fonte: http://blogcoach.com.br/artigos/caracteristicas-profissional-sucesso

Nenhum comentário: