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quinta-feira, maio 05, 2011

Novos tempos, novos líderes. E você, sabe liderar?

Autor: Marcelo Pirani

á algum tempo venho me empenhando em estudar e entender os comportamentos das pessoas no ambiente corporativo. Não raramente, me deparo com executivos que têm em comum a preocupação da sucessão nas posições de liderança, sejam as companhias dos tamanhos que forem.

Conheço pessoas que, se preocupam como suas empresas familiares progredirão sem sua presença, assim como, multinacionais que constantemente buscam aprimorar seus colaboradores para que assumam as mais altas posições hierárquicas.

Uma pesquisa publicada recentemente na revista Época, aponta para uma falta de líderes nas empresas no Brasil, principalmente nos anos que se avizinham. Isso porque cada vez mais, as pessoas têm pressa de chegar ao topo e acreditam que o conhecimento técnico, basta, para que isso ocorra. Ledo engano. Dia desses estava em uma empresa automobilística para um treinamento com alguns gerentes. Um dos participantes me disse que estava em dúvida sobre quem promover no seu departamento, uma vez que ele tinha em aberto uma vaga de supervisor e gostaria de preenche-la com um profissional interno e não buscar uma alternativa fora da empresa.

Ele tinha à sua disposição duas pessoas com bastante tempo de empresa. Uma delas tinha melhor conhecimento técnico e a outra se destacava pela capacidade de influenciar e entender as pessoas. Então perguntou-me diretamente: “Se você estivesse no meu lugar o que faria?” Tenho por hábito não responder de imediato, pois, acredito que respostas prontas evitam que o interlocutor raciocine, mas nesse caso não haviam motivos para isso, e busquei esclarecimentos maiores para emitir minha opinião.
Perguntei a ele quantas pessoas responderiam a este supervisor, e ouvi como resposta que seriam 20 subordinados diretos numa área considerada como vital para o sucesso da empresa. Isso foi mais que suficiente para minha decisão: “Sem a menor dúvida escolheria o profissional que se dá melhor com pessoas, pois estou convencido que líder é aquele que tem a capacidade de inspirar e fazer com que todos se movimentem em busca de objetivos comuns. Isso se consegue gerindo pessoas e não procedimentos técnicos.”

Há uma frase dita pelo maior guru da administração moderna chamado Peter Drucker que resume bem o motivo dessa resposta. Disse Drucker: “As pessoas são contratadas por seu conhecimento técnico e são demitidas pelo seu comportamento. Por isso quem entende de pessoas leva grande vantagem no momento de liderar.” Essa frase foi publicada pela primeira vez em 1959 e continua mais atual que nunca. E veste como uma luva nessa situação que citei. Conheço inúmeros casos onde a pessoa que tem maior conhecimento técnico é promovida. Não raramente a empresa perde um excelente técnico e ganha um péssimo líder. Ou seja, fica sem os dois.

Não estou aqui defendendo a falta de conhecimento. Ele é fundamental para o sucesso.É importante conhecer, se instruir, estudar, planejar e ter experiência para resolver os problemas, mas para liderar deve-se ir mais adiante. deve se preocupar com as pessoas e como diria Jack Welch, o executivo do século 20, “Entender o funcionamento da alma humana, basta para gerir qualquer negócio”. Se Welch disse isso ele deve entender pelo menos um pouco do que está dizendo……

Recomendo para aqueles que querem se tornar líderes - afinal todos os que QUISEREM podem sê-lo - preocuparem-se mais com as pessoas, afinal são elas que produzem os resultados desejados. Profissionais que têm dificuldade em lidar com pessoas correm o sério risco de serem apenas chefes do tipo “manda quem pode obedece quem tem juízo” ou meros donos de negócio fadados a fracassarem a qualquer momento. Os tempos são outros e exigem profissionais preparados para os desafios, mas mais do que nunca preocupados com pessoas e seus comportamentos. Com certeza bons resultados virão!

Fonte: http://www.academiadopalestrante.com.br/artigos/novos-tempos-novos-lideres-e-voc-sabe-liderar

Marcelo Pirani
Palestrante, especialista em treinamentos comportamentais com foco em Liderança, Gestão de Mudanças, Negociação, Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance, Relacionamento Interpessoal, Coaching, Comunicação e Técnicas de Apresentação e Comunicação em Público, Sócio- Diretor da Cenarium Training & Coaching, Jornalista e Especialista em Marketing (ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Administração de Eventos (SENAC). É Coach Internacional pela International Coaching Community- ICC e Master Practitioner em Programação Neuro Lingüística (PNL). Co- autor do Livro : “Ser Mais com Treinamento e Desenvolvimento”. Professor no SENAC.

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