Google Analytics

sexta-feira, novembro 12, 2010

Valores e Sucesso Profissional

Autor: Diego Ercoles

Vale qualquer coisa para se obter o que se deseja? A premissa já conhecida de Maquiavel de que os fins justificam os meios, vale para nossa vida profissional?

O mundo contemporâneo caminha cada vez mais acelerado. As cobranças de terceiros por resultados, nossas auto cobranças pelo sucesso, pelo prestígio, por alcançar sempre mais, por ser aprovado seja lá por quem for, muitas vezes acabam por atropelar valores tão importantes mas as vezes tão minimizados, valores como ética e moral.

Até onde o que os outros rotulam de sucesso em minha vida, faz com que eu me sinta uma pessoa de sucesso?

Para que isso seja mais aplicável, mais claro na vida de cada um, primeiro é preciso pensar, quais são os meus valores? Quais são as coisas pelas quais eu preso e me sinto mais humano por isso, me sinto mais orgulhoso de mim mesmo pensar assim?

Esses valores, geralmente serão encontrados naquilo que aprendemos em nossa infância, ouvindo, observando, admirando, um pai, uma mãe, um avô, uma avó, irmão mais velho ou outra pessoa que nos serviu de modelo e qual nos sentimos bem quando alguém diz: “você se parece muito com aquela pessoa”.

Entendendo portanto quais são os nossos valores, é preciso saber da importância que eles carregam ao serem aplicados em nossas vidas, seja na área profissional ou em qualquer outra área. É ao aplicá-los que nos formamos cada vez mais, nos formamos como pessoas, com a nossa individualidade, não nos ferimos por não ferirmos os nossos valores.

Portanto, para se alcançar aquilo que o mercado nos cobra é preciso estar atento aos seus valores. Se sentir aprovado por outros, mas por dentro, reprovado por si mesmo, é uma das agressões maiores que pode-se fazer consigo mesmo.

Ser ético e honesto naquilo que fazemos, é a essência para o verdadeiro sucesso. Um sucesso que lhe permite olhar para trás e ver que você trouxe consigo muitas outras pessoas, ao invés de atropelá-las, ver que para construir o seu caminho, não foi preciso destruir o caminho de ninguém, e até mesmo, por vezes, você pode parar para ajudar alguém, e quando se deu conta você mesmo havia sido ajudado.

Portanto, na busca pelo crescimento profissional não podemos esquecer da busca pelo crescimento pessoal. Só assim conseguiremos entender que para que eu chegue lá, não preciso impedir que outros cheguem também, e ainda, se alguém chegou primeiro, não quer dizer que não chegarei, ou que preciso tirá-lo de lá para conseguir ocupar o meu espaço.

Assim, conseguiremos entender ainda, que alcançar algo através de mentiras ou enganações poderá até fazer com que outros me aprovem pelo resultado alcançado, sem considerar os meios que foram usados, mas a minha consciência nunca me aprovará. E isso bastará para que eu saiba que não tenho todos os méritos que fiz parece ter.

Pensemos nisso, pois, embora não seja muito divulgado, o sucesso do TER, só faz sentido, se vier acompanhado do sucesso do SER.

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/valores-e-sucesso-profissional

Nenhum comentário: