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segunda-feira, outubro 11, 2010

Invista em sua Rede de Relacionamentos

Autor: Paulo Araújo

Venda está para o networking assim como o networking está para venda. Não ter ou deixar de investir em sua rede contatos é um grande erro. A grande maioria das vendas surge pelo contato, indicações, ou seja, relacionamentos my friend. Em um mundo cada vez mais competitivo conhecer pessoas e mais pessoas pode ser a grande diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Mas a verdade é que muitos pensam que networking é para ser feito ou acionado só em caso de extrema necessidade. Networking precisa ser uma mão de via dupla, nada de querer somente ser ajudado e trate de ajudar também. Não é uma questão matemática onde se contam os favores feitos e começa a existir uma dívida informal que a qualquer momento pode ser cobrada. Networking eficaz é aquele feito de coração, com o simples desejo de ajudar e a maior recompensa é saber que houve uma relação ganha-ganha e que existem dois lados satisfeitos.

Faça parte de associações de classe. Essas entidades são excelentes lugares para fazer novos amigos e para conhecer pessoas que tem um trabalho em comum. Nesses momentos podemos conhecer concorrentes, novos clientes, participar de feiras, congressos e diversos outros eventos. É sempre válido participar dos encontros, pois é uma forma de aprender e se atualizar, além do fato de participar junto com um grupo de amigos.

Mantenha sempre seus contatos atualizados. Os programas de e-mail e palms são fantásticas ferramentas para deixar seus contatos sempre em dia. Esqueça as agendas de papel e invista na compra de um notebook ou um palm. Nada pior do que ficar procurando naquela agendinha cheia de rabiscos o nome daquele contato para depois descobrir que todos os dados estão desatualizados.

Faça-se presente. Nada de sumir e aparecer só quando precisar. Colabore de alguma forma escrevendo ou enviando artigos que possam ser de interesse a todos. Coloque experiências ou casos de vendas interessantes na rede e seja de alguma forma útil aos seus contatos. É sempre bom lembrar que não vale a pena ficar perdendo tempo com conversinhas fiadas em chats de bate-papo ou no MSN e nunca envie arquivos extensos ou de mau gosto. Além de ser péssimo para a sua imagem, sua empresa tem todo o direito de lhe dar um belo puxão de orelhas por ficar travando a rede com imagens, filmes ou fotos de péssimo gosto e que nada de bom agregam.

Acione seus contatos. Sempre que precisar acione seus contatos e assim evite situações embaraçosas e quem sabe até grandes problemas. Vai fazer negócios com um novo cliente? Que tal perguntar para seus contatos se alguém já fez negócio com ele, quais são as referências e experiências? Você pode usar seus contatos para contratar pessoas, descobrir novos fornecedores e até mesmo para quando estiver se preparando para fazer aquela apresentação chave para aquele cliente potencial. Amigos gostam de ajudar amigos e é sempre bom pedir uma segunda opinião para ter mais segurança em determinada ação.

Conhecer e ser conhecido só traz benefícios a sua carreira e nunca se esqueça que quanto mais conhecido for, maior a sua responsabilidade em manter uma imagem íntegra e de confiança. Poder ajudar e ser ajudado é sinal de respeito e admiração por outras pessoas. Confiança, relacionamento e reputação são palavras chaves em vendas e que precisam o tempo todo ser lapidadas e tão bem cuidadas como uma jóia preciosa.

O cliente antes de comprar um produto ou marca sempre compra de VOCÊ!

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/rede-de-contatos-para-o-mundo-das-vendas

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