Google Analytics

quarta-feira, julho 28, 2010

Como exigir mais de sua Equipe!

Autor: Ricardo Calvo

Em momentos de desespero, atraso nos projetos e prazos que nunca se cumprem, uma das indagações que os Coordenadores de Projetos ou Gerente de Projetos recebem é: O que aconteceu? Qual o novo prazo? Vai cumprir desta vez? e por muitas vezes estes conversando com seus pensamentos, se questionam: Como vou fazer para a minha equipe entregar mais coisas no prazo?

Antes de pensar nos chicotes e lanças que você quer apontar para o pessoal com frases de ameaça e suplicas baseadas nas conversas com os clientes, desça e vá tomar um café, esfrie a cabeça e pense um pouco mais.

O problema nem sempre é a equipe (considere as muitas excessões). Procure dar todas as condições específicas que sua equipe precisa para trabalhar, como por exemplo, um bom computador com todos os programas que ele necessita para desenvolver o que você irá cobrar dele, as ferramentas auxiliares, exemplo: imagina um analista de SEO que não tem nenhuma das ferramentas para SEO da MestreSEO ou do SeoMOZ. Você precisa antes de mais nada dar todas as condições necessárias.

Outro item que mencionei em meu post anterior, foi sobre diversos detalhes dentro de uma empresa que podem afetar o rendimento indireto da equipe.

Mas e se você ja fez isto e mesmo assim sua equipe nao entrega nada no prazo?

Existe outros bons fatores que podem levar a isso, mas ficariamos discutindo por horas e com certeza teremos muitos pontos de vista diferentes. Eu vou apontar alguns que considero essenciais:

1. Conquiste a confiança de sua equipe: procure cobrar 80% mas recompensar ou agradar os outros 20%. Exija, mas saiba aliviar quando tiver margem para isso, pois no dia que não puder aliviar você terá créditos com eles para cobrar uma “força tarefa emergencial” para determinado projeto.

2. Remaneje sua equipe periodicamente: Altere entre outros profissionais, o nível de projetos, passe projetos complexos para equipes diferentes alternadamente, isto irá permitir que determinados profissionais de uma equipe possam “respirar” e ganharem fôlego para o próximo grande projeto.

3. Consiga benefícios: Em momentos de projetos duradouros, que possívelmente possam atrasar, motive sua equipe a ficar um pouco a mais cada dia e faça daquele dia um trabalho mais agradável, como: peça pizzas ou comida japonesa ou o que for do agrado, trabalhe um pouco mais mas torne o momento o mais agradável possivel, com descontração. Ou em dias de menos trabalho, libere o “cara” para sair mais cedo ou chegar mais tarde no dia seguinte.

5. TORNE-SE PARTE DA EQUIPE: E o mais importante, “Nunca abandone o barco enquanto ele está sendo remado”. Todos sentem o abandono pelo principal responsável, o guia, e isto vai fazer com que o comprometimento caia e consequentemente o prazo estrapole. Perigo total, pois o bolo de neve que isto pode se tornar nao se pode mensurar. Um líder sempre deve estar junto com sua equipe, ajudando a decidir, escolher a melhor forma, mesmo que ele so esteja ali para dizer “Vamos pessoal, estamos quase chegando”.

Existem outros pontos de vista, nas condutas ditatoriais/mandatórias, que oprimem e forçam a profissionais estarem 100% sempre. Mas ao meu ver, estas não extraem o que de melhor tem um funcionário, a colaboração, particpação, felicidade, alegria em trabalhar naquela equipe e o mais importante a criatividade.

Estamos falando de geração Y, e os líderes precisam tratar sua equipe com valorização do intelecto acima de tudo, com certeza sua equipe vai render muito mais.

Fonte: http://www.ricardocalvo.com.br/gerenciamento-de-projetos/como-exigir-mais-de-sua-equipe

Nenhum comentário: