Google Analytics

segunda-feira, outubro 19, 2009

Delegação de Poder

Autor: Aucélio Gusmão

Quem conhece melhor um trabalho é aquele que o executa, como também, o fato do envolvimento faz com que tenha orgulho do resultado. São argumentos simples, lógicos, reais, sustentados obviamente por habilidades e aceitação.

Sabemos, contudo, que na vida nada é definitivo e a história rebuscada mostra em algumas oportunidades resultados não desejados. A empresa moderna enxerga delegação de poder como questão vital.

Conviver proximamente com seus clientes, sentindo suas necessidade e carências, compromisso efetivo com a entrega do prometido de maneira fácil e correta, a produtividade pronunciada, o ganho na competitividade evidente, tudo isto é facilitado e condicionado por uma decisão leve e cômoda, oportunizada pelo maior número de funcionários possíveis envolvidos.

A essência da delegação é de que se trata de uma construção coletiva, que passa pela criação de condições internas favoráveis que quebrem paradigmas e hierarquias, beneficiando o cliente. Delegação, no entanto, não é transferir obrigações, responsabilidades e depois largar. É preciso acompanhar e apoiar nas dificuldades.

Delegar é incentivar e fazer seus funcionários se envolverem nas atividades e decisões. Criar compromissos. Garantir a oportunidade de demonstrarem suas criatividades, novas idéias e as chances de aproveitá-las.

Nem tudo é fácil. Há um componente importante no processo. Aceitação. Existem pessoas que se limitam às obrigações. Outras fazem o que mandam, nada além. Na verdade tudo acontece por intermédio daqueles que tem vontade e determinação, fogem do lugar comum.

Um líder ensina cooperação. A força da ação solidária, a maneira ideal para o ganho coletivo. A sabedoria popular, mais uma vez presente, nos ensina verdades incontestáveis “muitas mãos tornam o trabalho mais leve”.

Delegar poder é uma das trilhas do sucesso empresarial contemporâneo.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/administracao/delegacao-de-poder.html

Um comentário:

Exercícios Resolvidos disse...

As empresas vivem o momento da democratização nas sociedades, log, as empresas também vão se acostumar com isso.
Fiz um post no meu blog sobre os CCQs (Círculos de Controle de Qualidade) que talvez sejam a forma mais democrática de delegação e motivação de pessoas.
Até mais!