Google Analytics

quarta-feira, setembro 23, 2009

Superação dos Medos

É extraordinário quando se percebe que em singelos momentos, podemos colaborar para a mudança da rota de vida das pessoas. Elas depositam em você créditos, esperanças. Porém, é necessário que fique claro que a maior conta que deve receber os maiores depósitos, é conta emocional de cada ser humano. Depositar nos férteis solos da mente humana, as mais profícuas sementes, para que, dia após dia, esse solo seja irrigado com as águas da coragem, da força de vontade, determinação, temperança, brotando os mais belos e doces frutos que alimentarão os agentes do sucesso.

Num curso on-line promovido por Paulo Sérgio Buhrer, ele recebeu de um participante, os questionamentos que se seguem e valem a pena uma leitura e reflexão.

Aproveite!

1) Atualmente se tratando de visão empresarial, quais são os maiores medos enfrentados pelos empresários?
R: O medo é saudável, se soubermos aproveitá-lo. Você já imaginou se não tivéssemos medo, quando crianças, do bicho papão? Quantas maluquices teríamos cometido? Mas, graças aos "ensinamentos" dos nossos pais, aprendemos a ter medo.
O medo nos acompanha desde que nascemos. Um bebê, ao nascer, tem sua primeira sensação de medo. Ao respirar pela primeira vez, ele chora desesperadamente de dor. E aí está o maior medo das pessoas: sentir dor. Não é o medo que nos põe medo. É a dor.
As pessoas que não têm medo de nada alcalçam menos sucesso do que as que têm. Por quê? Por quem não tem medo de nada é doente. Corre riscos, é aventureiro, "joga tudo pro ar", faz trocas sem análises, enfim, tem grande chance de ser um grande fracassado. Analisemos o maior personagem da história, cristo. Será que ele sentia medo? Será que ele não ponderava riscos? Note que, em seus derradeiros instantes, ele pede ao seu pai para que afaste dele aquele cálice. Ele sabia o quanto sofreria. Ela estava consciente das dores que lhe seriam arrogadas. Ele seria chicoteado sem pena, sem dó nem piedade. O que ele fez de diferente e que nós podemos aprender muito? Ele pagou o preço! Ele superou seus medos e disse: "mas não seja feita a minha vontade, mas a sua, meu pai", em outras palavras ele disse: meu deus, eu sei o quanto o senhor espera em mim, eu sei que me enviou para salvar milhões de seres humanos, mesmo que eles façam de tudo para não serem salvos. Mas, se houver alguma possiblidade, por mais remota que seja, me afasta desse sofrimento", porém, ele pagou o preço, e todos sabemos o final da história. Final da história? Não, sabemos o começo da história. Cristo revolucionou o mundo, fez de lagartas, borboletas. Ele mudou o calendário. Os dias passaram a ser contados antes e depois dele. Ele teve medo, superou-os e atingiu seus objetivos.
Sua pergunta sugere uma lista imensa de potenciais medos dos empresários. Creio que o maior deles é sentir dor. A dor de não conseguir vendas suficientes para pagar os gastos. A dor de quebrar rapidamente. A dor de se sentir envergonhado se fracassar, mesmo que "quem não tentar, jamais fracassará, mas, também, jamais triunfará".
Os empresários sentem medo porque constituem um negócio sem o planejamento adequado, sem recursos. A força de vontade, a dedicação, o empenho, a criatividade, tudo isso ajuda, mas sem recursos, não há empresas saudáveis.

Sentem medo porque não investem naquilo que lhes traria o maior retorno, ou seja, não investem em gente, em pessoas. Não treinam, não lêem, não participam de cursos. Acreditam que isso é despesa, quando, na verdade, é o maior investimento.
Os empresários têm medo da crise. Mas quando não tivemos crise? Só depois de cristo, faz mais de dois mil anos que o mundo vive em crise.
Os empresários têm medo da carga tributária, mesmo que esteja claro que quem paga o tributo é quem consome.
Não há vida sem medos, a não ser, segundo as escrituras, no terreno celeste.
“quem vive o hoje com medo do amanhã, não vive hoje nem amanhã” (Uwais)

2) Tenho coragem para fazer muitas coisas, porém medos pequeninos me atrapalham muito. entro de cabeça no problema dos outros e até ajudo resolver, porém, quando se trata de tratar dos meus já não consigo ser tão corajosa assim. Pode me ajudar de alguma forma? Tem algum livro que leu e que possas me indicar?
R: tenho uma lista enorme de livros que podem lhe ajudar, mas você só será capaz de superar os seus problemas, no dia em que fizer a mais bela viagem que o ser humano pode empreender? A viagem para dentro de si, para descobrir os motivos dos seus medos e enfrentá-los, não fugir deles. Carl Gustav Jung já disse: "enquanto olharmos para o mundo de fora em busca de respostas, sonharemos. Se quisermos obter respostas, devemos olhar para o mundo que somos, aí despertaremos".
Psicólogos, terapeutas, psicanalistas lhe ajudarão tremendamente, se você fizer a sua parte.

3) O Senhor fala neste módulo: você não precisa correr riscos, mas, assumir riscos.Fale-me um pouco mais sobre este assunto. Obrigado. Abraço e Sucesso, sempre!
R: sobretudo, corre riscos quem não tem preparação. Corre risco o empresário que abre sua empresa, cuja única fonte de recursos é o banco. Corre riscos a pessoa que projeta magnificamente o seu futuro, mas não age no presente. Assume riscos, por exemplo, o empresário que diz: "farei esse treinamento e treinarei meus vendedores, mesmo que eu tenha que investir neles os recursos com os quais eu trocaria de carro no fim de ano. Pois estou certo de que fazendo isso, os retornos acontecerão".
Por que quem decide dessa forma assume riscos? Possivelmente, porque ele precisará de determinação, fé, atitude, entusiasmo, resiliência e perseverança, já que os resultados pode não vir tão depressa como ele imagina.


Fonte: www.ogerente.com.br
Autor: Paulo Sérgio Buhrer

Nenhum comentário: