Google Analytics

terça-feira, julho 07, 2009

Os 6 Maiores Motivos de Falhas na Equipe

O que uma equipe é? “são pessoas que fazem algo juntas”. O que forma uma equipe não é o algo que se faz, senão, o fato de fazer as coisas juntas.

Os primeiros livros sobre equipes falavam do fantástico que seria trabalhar em equipe. Mas a verdade é que a realidade não parece cumprir a promessa.

Uma equipe não é nenhuma classe de recurso. É muito mais do que isso, é uma questão humana, surpreendente, extraordinária, tragicômica e geradora de valores. Uma questão que requer muita atenção.

As equipes têm o potencial para fazer muito mais. Quando falham, pode ser porque faltou brindar-lhes a atenção requerida, as ferramentas, a visão, as recompensas ou a clareza que necessitam para funcionar bem.

Os 6 Maiores Motivos de Falhas na Equipe

1 – Metas confusas. Pessoas que não sabem o que se espera delas, ou que não entendem o sentido do que fazem. Para evitar, comunicar o porquê da existência da equipe, definir seu objetivo e os resultados esperados.

2 – Papeis pouco claros. Os membros da equipe não sabem com certeza qual é seu trabalho. Para evitar, fazer a matriz de responsabilidades e informar o que se espera dos membros da equipe.

3 – Conflitos de personalidades. Os membros da equipe têm diferenças. Verificar o que esperam uns dos outros, preferências, diferenças. Evitar valorando e utilizando bem as diferenças.

4 – Feedback e informação insuficientes. O desempenho não está sendo avaliado. Para evitar, criar sistemas que permitam o livre fluxo de informação desde a equipe e para ela mesma.

5 – Sistema de recompensas mal concebido. Desenhar recompensas que gerem segurança entre as pessoas. Premiar tanto o trabalho em equipe, quanto as condutas individuais.

6 – Resistência a mudanças. A equipe sabe o que deve fazer, mas não faz. Averiguar qual é o obstáculo, descobri-lo e eliminá-lo.


Um comentário:

Anderson Nielson disse...

Legal o seu post. Tema importante. Segue a minha opinião sobre o tema.

Um time de verdade se auto organiza e se auto gerencia. Compartilha sucessos, falhas e toda a responsabilidade.

Uma falha na formação e no "empoderamento" de um time está em definir metas individuais, cobranças individuais, linhas individuais de atuação. Utilizar o 5W1H (ou 5W2H) como forma de acompanhamento de um projeto e incluir aquela coluna "quem" é um bom passo para desconstruir um time.

Os membros de um bom e belo time devem buscar, pedir e escolher as tarefas e não ter as mesmas designadas por um gerente ou pseudo-lider. Os membros do time definem a melhor forma de realizar uma tarefa e buscam aprender e melhorar sempre, a cada novo pequeno ciclo (seja diário, semanal ou mensal).