Google Analytics

terça-feira, julho 14, 2009

Ninguém é Igual á Ninguém – Conheça a Ti Mesmo

Há tantos quadros na parede
Há tantas formas de se ver o mesmo quadro
Há tanta gente pelas ruas
Há tantas ruas e nenhuma é igual à outra
“Ninguém = Ninguém”


Vou começar a coluna deste mês inspirado pelo trecho da música “ninguém = ninguém” de uma banda que aprecio muito, os Engenheiros do Hawaii. Quero mostrar neste texto o quão importante é o exercício de autoconhecimento para a nossa carreira profissional percorrendo o caminho da busca pelos nossos pontos fortes.


Costumo mencionar em minhas palestras que uma das primícias para a definição de um planejamento de carreira eficaz, é nos comprometermos com a prática diária do autoconhecimento.


Como no planejamento estratégico empresarial, também podemos nos apoiar em algumas ferramentas de referência para o desenvolvimento da nossa carreira. Sendo assim, vou utilizar a Matriz Swot (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Treahts) como figurante para este texto.


A Matriz Swot nos submete a conhecer dois campos estritamente interligados mais com ações diferenciadas que estrategicamente se complementam.
Estes dois campos são o Ambiente Interno e o Ambiente Externo.
As nossas Forças e Fraquezas compõem o ambiente interno, e no ambiente externo estão às oportunidades e ameaças de mercado como podemos ver na figura abaixo.


Análise SWOT



O meu foco hoje será dar algumas dicas para que vocês possam trabalhar o conhecimento e fortalecimento de suas forças, e como administrar suas fraquezas de modo que elas sejam dominadas pelas forças (Ambiente Interno).


Definição de Forças:
“Usar de talentos, competências, poder e influência para a conquista da excelência.”


Definição de Fraquezas:
“Qualquer coisa que se interpõe no caminho da excelência no desempenho.”


Nossas forças são um conjunto de talentos que trabalham em prol de algum objetivo. Podemos dizer que um vendedor é um bom vendedor quando consegue integrar competências e talentos como, por exemplo, o conhecimento técnico do produto a ser vendido, o poder de persuasão, empatia, carisma, ótima comunicação e o conhecimento de técnicas de negociação. Sua maior força será a arte de vender e ser diferente de outros quadros que estão na mesma parede que ele.


Uma das estratégias fundamentais para os profissionais que almejam o sucesso é compreender a importância de conhecer a si próprio e assim planejar o seu caminho. Foi assim que este vendedor se destacou diante dos demais quadros.


Como diz o Humberto Gessingher na música: Há tantos quadros na parede e há tantas formas de se ver o mesmo quadro.


Você quer ser apenas mais um quadro ou usar de suas forças para ser um quadro diferente?


Mas como conseguirei destacar os meus pontos fortes se as minhas fraquezas são mais visíveis a mim e as pessoas que estão ao meu redor?
Ficamos fragilizados quando algo sai do nosso controle e não conseguimos administrar isso de forma eficiente, mais o segredo está exatamente nessa situação. Nós somos os principais causadores da aparição de nossas fraquezas, pois carregamos conosco alguns mitos e é neste momento que nos prejudicamos sem perceber.



Trabalhar á favor das nossas forças é derrubar por vez estes mitos. Não podemos nos tornar reféns de circunstâncias que não nos favorecem, pois sendo assim, aos poucos seremos roubados de nós mesmos e a tendência dessa situação é que ela cresça gradativamente se não tornarmos alguma atitude.


Quero dar cinco dicas para que possamos administrar melhor as nossas fraquezas.



1 - Torne-se um pouco melhor na tarefa:



Esta primeira não parece muito criativa, mas em algumas situações específicas é a única estratégia viável. Certas atividades são requisitos básicos para qualquer função.


Se você diz que não é bom com números mais a sua atividade atual requer essa habilidade, você terá que aprender o mínimo para se tornar um pouco melhor.


Se trabalhar para ficar um pouco melhor se mostrar extenuante demais, tente a próxima estratégia: encontre truques de apoio que o ajudem a neutralizar as suas fraquezas.


2 – Encontre truques de apoio:


Falar em público é um problema para você? Sente-se nervoso na presença de uma quantidade grande de pessoas? É desagradável para você subir em um palco?


Alguns profissionais usam truques como imaginar a platéia “nua” para que ele se sinta mais à vontade diante deles.


Este é um exemplo de um truque de apoio. Seja esperto e identifique algo que o apoie.


3 – Use um de seus temas mais fortes para dominar a fraqueza:


Usando ainda o exemplo da comunicação, se você tem como ponto forte a arte de desenvolver o raciocínio com começo, meio e fim, por que você irá se prender à sua fraqueza que é o “medo” de encarar as pessoas nos olhos?



Existem várias técnicas de comunicação eficientes que o ajudarão a melhorar os seus pontos fortes.


4 – Encontre um parceiro:


A parceria é uma das artes perdidas do mundo empresarial. Com os requisitos profissionais do ocupante perfeito para um cargo chegando a ocupar duas páginas inteiras e a lista de suas experiências indo ainda mais longe, fomos sendo doutrinados pela noção de que um funcionário eficiente é um funcionário bem lapidado pela experiência. Diante dessa doutrinação, não chega realmente a espantar que tanta gente esqueça que esse funcionário perfeito e acabado é fruto da fantasia de alguém e que, em vez disso, o “acabamento” de que necessitamos pode muito bem estar ao nosso lado o tempo todo.


Encontre alguém que possa complementá-lo naquilo que você é deficiente. Essa é uma estratégia muito inteligente que faz bem para ambos os lados.


5 – Simplesmente pare de fazer:


Este ponto é claro, é o último recurso, mas quando por alguma razão, você for forçado a fazê-lo, talvez se espante em ver como ele pode ser revigorante para você.


Muitos de nós perdemos tempo, confiança e respeito tentando aprender a fazer coisas que simplesmente não precisamos fazer porque somos encorajados a isso, muitas vezes por estratégias mal definidas de nossos superiores.


Parar de desenvolver alguma atividade que o incomoda e que não eleva o seu potencial, pelo contrário, tiram de você todas as perspectivas de crescimento e desenvolvimento de sua carreira é uma atitude sábia, mais perigosa, e deve ser planejada com muita precaução.


Você precisará de muita coragem para fazer isso, mas verá que é recompensador tirar um fardo daqueles bem pesados das costas.



Cada uma dessas estratégias apresentadas pode ajudá-lo no esforço para organizar sua vida em torno de seus pontos fortes. No entanto, não importa que estratégia você use, jamais perca sua perspectiva, pois tais estratégias transformam as suas fraquezas em pontos fortes. Elas são projetadas para ajudá-lo a administrar sua fraqueza, para que ela não se interponha no caminho de seus pontos fortes. Como vimos, esse controle de danos pode ser valioso, mas não é capaz, por si só, de levá-lo a excelência.


Enquanto estivermos vivos, estaremos constantemente aumentando nossa propriedade. Estaremos nos aventurando no duro processo do autoconhecimento, desbravando fronteiras, retirando as travas das porteiras que nos impedem de ir além do que já pudemos avançar em nós mesmos.


É com essas atitudes que podemos intensificar o nosso processo de “ser pessoa”. À medida que motivamos e somos motivados para o autoconhecimento, tornamo-nos proprietários do que somos e naturalmente colocamo-nos à disposição dos outros.


Evoluam-se.



Autor: Francisco Albuquerque
Fonte: OGerente.com

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco