Google Analytics

quarta-feira, junho 03, 2009

Quais as qualidades de um verdadeiro líder?



Hoje li um artigo artigo bem interessante publicado no News do PMI SP sobre liderança que estou compartilhando com vocês abaixo:

Autora: Juliana Coutinho Oliveira

Muito se fala em ser um líder eficiente, motivador e influente. O mercado de trabalho enaltece esse tipo de profissional que sabe se comunicar e traz bons resultados para a empresa. Ter uma equipe sempre motivada e ser considerado um ótimo líder aos olhos atentos do alto escalão e entre os funcionários não é tarefa fácil. Então, qual é a chave do sucesso?

Pense em alguma pessoa, durante sua trajetória profissional, que tenha influenciado sua vida e a sua carreira. Alguém que você admire muito. Quais são as principais qualidades dessa pessoa? Muitos diriam; uma pessoa honesta, leal, confiável, humilde, comprometida, que sabe ouvir, respeita e incentiva a todos, é paciente, possui uma atitude positiva, e assim por diante.

O mais impressionante é que milhares de anos atrás, Paulo, um escritor bíblico, escreveu a seguinte descrição sobre o amor: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” I Coríntios 13.

A definição de amor, escrita a mais de dois mil anos atrás, é uma boa descrição de um verdadeiro líder, não é mesmo?! E o amor não é apenas um sentimento, é ação.

É quase impossível amar alguém que nos fez mal. Mas, é possível ter uma atitude positiva e tratar bem, até mesmo nossos inimigos.

“Muitos homens maus e mulheres más são bons e amigáveis com as pessoas que gostam. Mas nosso verdadeiro caráter de líder se revela quando temos que nos doar aos agressivos e arrogantes, quando somos colocados à prova e temos que amar as pessoas de quem não gostamos tanto. É nessas horas que descobrimos nosso grau de comprometimento. É aí que descobrimos a espécie de líder que de fato somos”, diz James Hunter em seu best-seller, O monge e o executivo.

Liderança começa com uma escolha, e amar também. “Amar, servir e doar-nos pelos outros nos forçam a sair do egocentrismo. Amar aos outros nos faz sair de nós mesmos. Amar aos outros nos força a crescer”, concluí James.

Fontes:
- James C. Hunter, O monge e o executivo, Ed. Sextante.
- Bíblia Sagrada.

Artigo original em:
http://www.pmisp.org.br/enews/edicao0905/destaque_03.asp

Nenhum comentário: