Google Analytics

quinta-feira, junho 25, 2009

O Momento É Que Importa



As avaliações de profissionais são necessárias, mas não se avalia resultados olhando para o passado, este é referência e o futuro se planeja, por isso o que vale mesmo é o hoje. Gosto de dar exemplos vindos do esporte - foi a minha formação na infância e juventude – pois acredito que podemos aprender muito com eles:

Dunga – foi e ainda é muito criticado, principalmente pela imprensa, “não tem experiência”, “não entende de táticas”, “é retranqueiro”. Respondam: qual é o momento da seleção brasileira? Dunga tem talvez um dos melhores resultados de todos os tempos, nem Felipão, nem Parreira o superam.

Maradona – foi endeusado por todos, foi um dos melhores jogadores do mundo, foi do céu ao inverno na vida pessoal, teve uma chance de mostrar recuperação. Qual o momento dele e da seleção Argentina, uma das mais temíveis do mundo?

Bernardinho – para mim o maior exemplo de liderança: perdeu uma olimpíada e muita gente começou a criticar seu trabalho; alguns até chegaram a dizer que a época Bernardinho tinha acabado. Mesmo assim hoje ainda é o melhor treinador de equipe de Vôlei do mundo, reformulou praticamente toda a seleção (de doze atletas nove são novatos), vive um bom momento.

Hamilton – na Fórmula I foi comparado aos melhores de todos os tempos. Neste ano seu momento é simplesmente terrível.

Ronaldinho Gaúcho – foi o melhor jogador do mundo, uns dos talentos mais incríveis que vi jogar, qual seu momento hoje?

São alguns exemplos que definem o que defendo: o que vale são os resultados deste momento. Na vida corporativa não é nada diferente, de nada adiantará nomear um gerente que foi o melhor vendedor se seus resultados na nova função são medíocres; um gestor de RH que quando tinha uma equipe de dez colaboradores era fantástico, agora lidera cento e cinqüenta profissionais e não consegue os mesmos resultados de outrora; uma empresa que sempre se destacou no mercado e agora ninguém lembra de seus produtos. Pensem nisso, avaliem os resultados de hoje, busquem soluções para o momento, caso contrário você e sua empresa simplesmente contarão histórias do passado.

Autor: Mello Jr.
Fonte: OGerente.com

Nenhum comentário: