Google Analytics

quarta-feira, setembro 05, 2012

O Tempo

Autor: Dr. Luiz Roberto Fava

As pessoas gastam o maior número de horas de seu dia, geralmente, no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Tríade de Tempo mostrou que os maiores desperdiçadores de tempo são os e-mails, navegar na internet (profissionalmente ou não), reuniões e interrupções em excesso. Entretanto, existem outros, muitos outros, desperdiçadores de tempo, como será visto mais adiante.

Se você acha que não aproveita bem o seu tempo, talvez o maior culpado seja você mesmo (a), visto que é você que fica checando seus e-mails sempre que aparece um novo aviso, é você que navega na internet sem uma necessidade premente, é você que permite que as pessoas lhe interrompam, etc. Depois, não adianta reclamar que precisa ficar trabalhando por mais tempo, seja no escritório ou levar serviço para casa, para dar conta de tudo que precisa ser feito.

Portanto, se a sua produtividade e a qualidade do seu serviço estão diminuindo, está na hora de você analisar os porquês de tudo isso.

É importante que se tenha em mente é que não existe uma “receita de bolo perfeita” que permita administrarmos bem o nosso tempo. O que se aplica a uma pessoa pode não se aplicar a outra. Não existe o “certo’ e o “errado”, nenhum estilo determinado ou uma fórmula mágica que sirva para todos quando o assunto é o gerenciamento do tempo.

E isto é fácil de ser explicado: não existem duas pessoas iguais, a começar pela impressão digital. Cada Ser Humano é único, indivisível, daí ser um indivíduo, aquela pessoa que se constitui em uma unidade distinta portadora de características físicas e psíquicas que lhes são suas e apenas suas.

Leia o que nos ensina Pedro A. Grisa: “o Ser Humano relaciona-se com o mundo exterior e objetivo ou com o mundo interior e subjetivo, através de sua atividade mental. É o consciente, a função racional da mente humana que, através dos sentidos, observa, avalia e organiza o tempo objetivo e funcional. Mas é através do subconsciente, a função mecânica da mente humana, que a pessoa “sente o tempo passar”, avaliado pelo sistema emocional de cada pessoa. Cada ser humano mede o tempo subjetivo por seu sistema emocional próprio, individual e único”.

E leia também esta lenda japonesa, também citada por Pedro A. Grisa.

Houve um tempo em que o tempo era o tempo todo sempre igual.

De tanto os Seres Humanos viverem e conviverem com este tempo o tempo todo sempre igual, passaram a sofrer de tédio, resultado desta monotonia do tempo, o tempo todo sempre igual. E começaram a discutir entre si sobre essa monotonia do tempo, o tempo todo sempre igual.

Aos poucos a discussão torna-se descontentamento e rebelião. E um coro uníssono de vozes clama aos céus, reclamando do tédio, da monotonia, do tempo, o tempo todo sempre igual.

O Criador do Universo, de tanto ouvir as reclamações, decide atender as súplicas dos seus filhos descontentes e avisa:

- Descontentes Seres Humanos e filhos meus. Vocês estão cansados e entediados com o monótono ritmo do tempo. Então, preparem-se! A partir de amanhã serão implantadas significativas mudanças no ritmo do tempo.

No dia seguinte, instalou-se verdadeira confusão nos compromissos de horários a serem respeitados pelos Seres Humanos.

Pessoas tristes, queixosas e insatisfeitas chegavam aos locais de seus compromissos muito antes da hora marcada e tinham mais um motivo para ficarem descontentes. E passavam a reclamar dos incompetentes que se atrasavam.

Pessoas alegres, risonhas e felizes, súbito davam-se conta de que estavam atrasadas. Não viam o tempo passar.

Diante da confusão estabelecida, O Criador do Universo, que a tudo assistia com sorriso irônico, fazia ouvir sua voz:

- Vocês, Seres Humanos, quiseram que eu mudasse o ritmo do tempo. Pois assim é e assim será, de hoje e para sempre: quando estiverem tristes, cansados, doentes, pesarosos e descontentes, o tempo terá sua marcha reduzida e passará lentamente. E quando estiverem contentes, alegres, animados, radiantes, vibrando de entusiasmo, o tempo terá seu ritmo acelerado.

E a partir daquele dia, muitos minutos parecem séculos e muitos anos parecem minutos

Contudo, o Criador do Universo, sabe que cada ser humano pode aprender a organizar seu mundo interior e a dar o ritmo que quiser a seu tempo.

Fonte: http://favaconsulting.com.br/gerencie-sua-vida-usando-o-tempo-a-seu-favor/ferramentas-para-gerir-melhor-o-tempo