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terça-feira, janeiro 31, 2012

Comunicação interna. Observe!

Autor: Gustavo Rocha

Uma das situações mais complexas que enfrentamos na sociedade e nas empresas é a comunicação. Seja ela direta, seja indireta. Com clientes internos e externos.

A comunicação é mais do que fundamental, é imprescindível. Ela é o grande benefício e o grande mal de todas organizações…

Se bem conduzida, temos canais de soluções. Se gerar mal entendidos, pode ser o sucumbir da empresa.
Para termos uma comunicação eficiente alguns pontos devem ser observados, entre eles, destaco:

1. Mantenha o canal de comunicação aberto

Muitas empresas se dizem abertas, que escutam os funcionários e clientes, mas, na verdade, pensam que ter um SAC ou Ouvidoria apenas, resolve. Ledo engano. Ouvir significa reagir.

Se um cliente interno ou externo relata algo, isto precisa de uma sequencia, precisa ser resolvido ou pelo menos dado uma satisfação a quem levantou o questionamento.

Apenas ouvir e deixar anotado não irá realizar uma comunicação eficiente.

2. Escute muito

Não basta fazer discursos, dizer que a empresa está crescendo, sempre buscar a melhor tecnologia se você não escuta o que o seu funcionário tem a dizer. Ele pode – e normalmente tem – boas ideias, boas sugestões.
Mantenha a ideia da porta aberta. Incentive o colaborador a conversar. Crie reuniões produtivas (no máximo 1 hora). Enfim, esteja presente na evolução da empresa.

3. Sempre tenha uma versão oficial

Muitas vezes temos problemas de comunicação porque acontecem fatos na empresa que deveriam ser comunicados (saída de um colaborador, por exemplo) e não são. Daí temos a famosa conversa de corredor, dando motivos, porques e até mesmo inventando outras coisas para a saída deste. Ora, uma versão oficial da empresa resolve isto. Depois de uma versão oficial, se alguém quiser comentar outra coisa, problema dele, a empresa tem o seu porque e comunicou. Este comunicado também evita que outras pessoas sintam-se ameaçadas por algo que não existe.

Enfim,

A comunicação deve ser intelegível, ou seja, atingir os objetivos de comunicar uma parte com a outra. Se isto não está acontecendo, algo está errado e devemos identificar e resolver o mais breve possível, pois a comunicação truncada se espalha rápido e tem efeitos devastadores… Flecha lançada e palavra dada não voltam atrás…

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/recursos-humanos/comunicacao-interna

Você está preparado para liderar?

Autor: Evaldo Costa

A sua empresa está em busca de líderes? Precisa otimizar o desempenho da equipe? Necessita maximizar vendas e lucros? Diante do desafio de buscar liderança para a sua empresa, você deve buscar um bom gerente ou coach?

Nestes tempos em mudanças constantes, as pessoas não querem ser gerenciadas, e sim orientadas, treinadas e encorajadas. Caso você busque uma vaga de líder, é preciso saber se está equipado com ferramentas poderosas, suficiente para desenvolver habilidades sólidas o suficiente capazes de superar os desafios de tempos difíceis.

Considere que as organizações de todas as partes buscam líderes que demonstram uma crença entusiástica e genuína nos outros, e que seja capaz de manter fortalecida a sua vontade de vencer. Para Peter Druker, “O líder do passado era uma Pessoa que sabia dizer. O líder do futuro é uma Pessoa que sabe perguntar”. Então, como identificar o perfil do gerente e do coach e como saber qual deles é a melhor opção para ocupar determinada vaga?

O gerente é uma pessoa que tem controle, mantém a direção de um negócio ou divisão. Normalmente, exerce a sua função usando a hierarquia e o poder de sua função na organização. O gerente recorre a sua experiência e autoridade para recomendar, apontar caminhos, rever processos e garantir a produtividade da equipe.

Já o coach precisa ser um ótimo comunicador, educador e incentivador. Deve ser um ser humano que dá instruções ou conselhos para elevar o desempenho de um indivíduo ou grupo. Ele ajuda a pessoa a desenvolver o seu potencial e a encontrar caminhos por si só. O Coach é um educador que valoriza o diálogo, o bem estar do time e sobretudo o desenvolvimento de talentos.

Ele deve ser capaz de agir com independência e sem preconceitos, motivar e manter a esperança viva dentro de cada indivíduo. Precisa entender as necessidades e criar facilidades para que os melhores caminhos sejam alcançados. É seu papel fortalecer sempre a crença de seu colaborador para renovar o seu interior, possibilitando a construção de um futuro melhor.

Deve ser capaz de identificar e reforçar o lado bom das pessoas, criando condições adequadas ao desenvolvimento de talentos e de habilidade, criando ponderosa sinergia para que o grupo saia vencedor de seus desafios.

Para isso, o coach precisa estar sempre sintonizado com as constantes mudanças do ser humano e da modelagem empresarial. Ele não deve estar preocupado apenas em manter o cumprimento das tarefas nos prazos e volumes desejados, mas sobretudo em cuidar do bem estar, crescimento e comprometimento das pessoas, que aceitando-o como líder, o respeitará e lhe será fiel na alegria e na tristeza.

Finalmente, o líder dos dias atuais tem bons ouvidos para assimilar com maestria mensagem sábia como a do mestre Mário Quintana, que ensina: “Nesta vida temos três professores importantes: o ‘Momento Feliz’, o ‘Momento Triste’ e o ‘Momento Difícil’. O ‘Momento Feliz’ mostra o que não precisamos mudar. O ‘Momento Triste’ mostra o que precisamos mudar. O ‘Momento Difícil’ mostra que somos capazes de superar.”


Pense nisso e ótima semana.

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/recursos-humanos/lideranca-coach-equipe

Você precisa de um grande desafio?

Autor: Gilclér Regina

Sempre imaginei que a semana é boa porque existe fim-de-semana e este é bom porque tem a semana de trabalho. Ou seja, trabalhar e descansar, unidos. Chamo isso de qualidade de vida.

O trabalho enobrece o ser humano, porém, não descansar embrutece.

Pensar e ter tédio são mesmo questões opostas. Quando pensamos estamos espremendo neurônios para extrair os melhores sucos.

Por outro lado, entediar-se é oferecer licença para que esses mesmos neurônios oxidem sem rumo e sem causa.

Quem é responsável por nossos tédios? Nosso trabalho? Uma vida familiar árida? Uma vida de repetição? E daí? Isso é tudo para justificar o tédio? 

Em vez de olhar para trás e deixar alastrar aquilo que nos incomoda, vamos olhar para frente e descobrir o que podemos fazer.

Pensando assim, estaremos inoculando esperança em nossa vida e até em nossos neurônios abatidos e exauridos.

Tudo na vida, sem exceção, pode ser melhorado. Por isso considero-me um otimista inconformado. Fechar-se num passado ou numa atualidade azeda só produz “gastrite cerebral”.

O melhor da história do mundo foi possível e será possível porque sempre houve e haverá pessoas que não aceitaram o estabelecido e se propuseram a melhorá-lo.

Acontece exatamente com sua vida pessoal, isto é, a possibilidade do melhor, no mínimo, algo grandioso que ainda está por fazer. Motive-se.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!


Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/trabalho-motivacao

sexta-feira, janeiro 20, 2012

A psicologia do sucesso!

Autor: Gilclér Regina

“O sucesso é uma jornada, não um destino!”
Gilclér Regina

Muitas pessoas acabam presas na ilusão do sucesso em vez de realmente verificar o que ele exige. O sucesso é um processo e envolve tudo o que você precisa mudar e considerar e não apenas o que precisa realizar.

Todos querem o melhor para suas vidas e nem sempre compreendem bem o que é necessário para obtê-lo.

O problema com essa postura é que as pessoas se esquecem de considerar todo o trabalho, o empenho e o tempo necessário para chegar lá.

Melhor pensar no sucesso sustentado, de longo prazo, que representa um estilo de vida. E isso implica emsacrifício, compreensão, comprometimento, caráter, excelência, estrutura e satisfação.

Sacrifício: Abrir mão de alguma coisa, talvez de muitas, pois o sucesso não surge do nada.

Compreensão: Por que faço o que faço? Muitas pessoas desconhecem o destino final dos caminhos que percorrem em suas vidas e o tempo necessário para chegar lá.

Comprometimento: Quando se trata de lutar pelo que desejam, muitas pessoas costumam seguir o caminho menos complicado. Querem o caminho mais fácil. Comprometimento significa manter-se focado em suas metas, seus sonhos e seu sucesso, custe o que custar.

Caráter: Pessoas que prometem mundos e fundos e não dão nada. Outras mentem deslavadamente apenas em proveito próprio. Cumpra o que prometeu ou não prometa nada. O que sei é que o verdadeiro caráter sempre se revela no final.

Excelência: Se você quiser ser um faxineiro, tudo bem, contanto que seja o melhor faxineiro do mundo. O sucesso exige excelência, seja qual seja a sua profissão. O sucesso exige que a excelência faça parte de você. O sucesso não é de quem se contenta com o segundo lugar.

Estrutura: A semana é boa porque tem o domingo e este é bom porque tem a semana. A palavra exata é equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. A tendência do sucesso de um workaholic é a de ser engolido pelo processo. Uma hora acaba. E sem equilíbrio não sobrevive.

Satisfação: Ser bem-sucedido não significa que você esteja sempre alegre, mas que se sente feliz com a situação em que se encontra. 

Como você pode ver, há muitos aspectos que envolvem o sucesso e que nos mostram que sucesso não é apenas um rótulo. Sucesso não é apenas uma etiqueta.  O verdadeiro sucesso é uma conquista de longo prazo. Como disse Albert Einstein“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/comprometimento-sucesso