Google Analytics

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Automotivação – A Grande Fonte de Energia

Autor: Dr. Jô Furlan

“Motivar alguém é conectá-lo com algo dentro dele que o impelirá a agir.”
Maxwell e Dornann

Automotivação talvez seja um dos temas mais importantes a serem tratados ao se falar sobre gerar resultados. Muitas vezes ouço os questionamentos sobre os reais efeitos da motivação nas palestras, treinamentos, livros, áudios, vídeos e afins. Repetidamente, “especialistas” em comportamento me enumeram as razões de sua desconfiança e descrença. É fato que existem muitos profissionais com abordagens e técnicas cujo resultado efetivo pode ser questionado, principalmente quando se trata do modelo de avaliação a ser utilizado. Porém, antes de abordarmos a motivação, tenho algumas perguntas a fazer a você. Eis algumas:

A motivação é um elemento fundamental para a realização de seus objetivos?

De alguma forma, colabora para que você esteja mais bem preparado?

Com um alto grau de motivação, você está mais capacitado para realizar o que deseja?

Você acredita que seu grau de motivação interfere de alguma forma nos resultados que obtém em sua vida?

Realmente, espero que todas as suas respostas tenham sido SIM. Caso contrário, você terá de rever a real fonte de energia que o tem ajudado a realizar o que deseja.

Se a resposta foi afirmativa, temos um consenso em relação à importância da motivação em sua vida.

O que é motivação?

Responda-me:

O que estimula você a realizar o que deve para conseguir o que deseja?

O que faz com que você se supere?

O que faz com que você se levante pela manhã e, a despeito da dúvida do medo, da insegurança e dos riscos, esteja disposto a enfrentar mais um dia?

Costumo brincar que um especialista em motivação como eu trabalha, de fato, como arqueólogo. Minha função é entrar numa área misteriosa - a mente e o coração das pessoas - e ajudá-las a encontrar certos tesouros perdidos, esquecidos e muitas vezes ainda desconhecidos. Conectá-las a esses tesouros (razões motivacionais) e fazer com que cada uma possa encontrar sua verdadeira fonte de energia. Muitas vezes não será eterna, poderá mudar.

O que realmente faz toda a diferença é que uma pessoa que se habitua a viver motivada fica dependente nisso, e de forma alguma deseja viver sem essa energia.

Para a Inteligência do Sucesso, a motivação é algo básico e fundamental. Já me repetindo, necessito que você entenda que até que descubra o que realmente o motiva, estará vivendo uma vida abaixo da que pode, Num nível inferior de realização, sucesso e bem-estar.

A motivação interna é a verdadeira automotivação.

Cuidado com fatores que podem apenas estimulá-lo temporariamente.

Os realizadores são pessoas que aprenderam a beber dessa fonte diariamente.

Esses fatores motivacionais têm de ser poderosos, possuir energia suficiente para fazer você acelerar, decolar e voar!

Sua fonte de energia tem de gerar poder suficiente para que você possa superar os desafios, romper as amarras, continuar mais e mais na direção de seus sonhos, objetivos e metas.

“A cada manhã escolha viver pelo que acredita!”

Fonte: www.ogerente.com.br

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

10 Dicas de Liderança Comportamental – A Liderança de Resultado

Autor: Dr. Jô Furlan

1- Assuma o controle da sua vida – lidere a si próprio!

Uma das origens da liderança comportamental é ser responsável pelas suas escolhas. Quanto mais assumo a responsabilidade, mais tenho poder de resolução!

2- Saiba as razões pelas quais está disposto a superar os desafios – (automotivação)!

Muitas pessoas passam a vida sem se dar conta do que efetivamente as movimenta, o que as estimula, o que as motiva. Saber por quais razões você se levanta pela manhã contribui para o seu senso de bem-estar e propósito de vida. É o seu combustível na direção do que deseja.

3- Tenha um objetivo definido (sonhos, objetivos e metas)!

Ter um alvo, algo no que manter o foco. Para quem não sabe para aonde está indo, qualquer estrada serve. Foco é força, distração destrói.

4- Faça as suas escolhas: tome suas decisões! Mantenha o Foco!

A palavra decidir, em latim, significa: ruptura. Seguir um caminho e romper com o outro. Quem mantém um pé em cada canoa, acaba caindo dos dois barcos. Tome sua decisão e faça a sua jornada.

5- Desenvolva o Planejamento estratégico!

Quem planeja a jornada poderá ter êxito. Quem não planeja a jornada provavelmente não chegará no lugar desejado ou demorará muito mais tempo.

6- Coloque em prática: planejamento – ação – avaliação – correção – resultado desejado (Inteligência comportamental)!

Ser capaz de realizar aquilo que você deseja. Isso é inteligência do Sucesso.

7- Estabeleça padrões emocionais poderosos e saudáveis: desenvolva emoções construtivas!

Usar emoções e crenças fortalecedoras permite a você ter disponíveis seus melhores estados de excelência comportamental. Emoções positivas fortalecem sua saúde e aumentam o seu bem-estar.

8- Pratique a Atitude Mental Positiva. Acredite e poderá ter sucesso. Duvide e, com certeza, fracassará!

“Se você pensa que você pode ou se você pensa que você não pode, não importa. De qualquer forma estará certo.” H. Ford.
Creia e realize. Duvide e fracassará.

9-Utilize sua Energia Vital. Respire profundamente. Renove a vida e as esperanças, estimule sua mente e seu coração. Perceba o universo de possibilidades.

10- O segredo dos “4 C&&s”: Creia – Construa - Compartilhe – Concretize!

“OUSE FAZER DE SUA VIDA UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA!”

Fonte: www.ogerente.com.br

terça-feira, fevereiro 09, 2010

A Sabedoria de Equilibrar Trabalho e Lazer

Autor: Evaldo Costa

Você está completamente safisfeito com a forma com que você equilibra trabalho e lazer? Gostaria de ter mais tempo para a família, mas não sabe como conseguí-lo? Pensa que pode melhorar a sua qualidade de vida e o desempenho no trabalho se souber balancear os dois fatores?

Saiba que a cada dia, mais pessoas estão buscando qualidade de vida e menos carga horária de trabalho, ainda que isso implique em perdas financeiras. Parece haver três linhas predominantes de pensamento sobre como viver a vida. Uma delas defende trabalho duro por muitos anos, acúmulo de recursos financeiros visando um futuro próspero.

Uma outra linha prioriza curtir o máximo que a vida possa proporcionar e depois viver dos recursos da aposentadoria, ainda que esse não seja lá grandes coisas. Uma terceira tenta equilibrar trabalho e lazer durante toda a vida. Naturalmente, nenhuma delas garante que você tomou o melhor caminho. Mas, não optar e deixar a vida nos levar – o que acaba sendo uma outra opção - pode não ser uma decisão prudente.

Dependendo da situação que você se encontra, poderá mudar o rumo. Atualmente, é crescente o grupo de pessoas conhecido como workaholic que tenta reduzir a carga de trabalho para melhorar a qualidade de vida. O problema é que muitos não se dão conta que trabalham acima do limite. Você é do tipo workaholic? Tente responder as questões a seguir e descubra se você está trabalhando mais do que deveria:

Você começa a trabalhar bem cedo e termina tarde todos os dias?

Você está trabalhando mais, em relação ao ano anterior?

Você tem tirado, na média, menos de vinte dias de férias nos últimos três anos?

Tem o hábito de fracionar as suas férias ou adiá-las?

Você pensa no trabalho quando não está trabalhando?

Domingo à noite você prepara a roupa que vai usar na segunda-feira?

Sempre que tem oportunidade de frequentar eventos sociais, costuma falar sobre trabalho?

Você se sente desconfortável quando não está trabalhando?

Costuma se sentir cansado após uma noite de sono?

Caso você tenha respondido sim para quatro ou mais questões você é ou está prestes a se tornar um workholic. Para os especialistas, é o momento de rever a vida em busca de melhorar o equilíbrio entre trabalho e recreação.

Agora que você já se conhece um pouco mais, é só agir em busca de mais qualidade de vida. Segundo dizia S. Brown, "Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá, a cada pessoa, tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria”.

Fonte: www.ogerente.com.br