Google Analytics

segunda-feira, maio 11, 2009

O Que é Liderança?


Hoje em dia o espírito de liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Logo abaixo temos uma interessante visão do que seja liderança. Se você tem alguma definição sobre o tema, escreva para nós! Diga o que você entende por liderança! A sua opinião é muito importante.

O QUE É LIDERANÇA, POR PETER KOESTENBAUM*


Os líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambigüidades do mundo, para sentimentos conflitantes e idéias contraditórias.

Segundo Koestenbaum, o atributo principal da liderança é a capacidade de administrar as polaridades. Elas são inevitáveis em todos os aspectos da vida: queremos viver, mas não podemos fugir da morte. Como posso me dedicar plenamente à família e também ao trabalho? Sou chefe ou amigo? Amante ou juiz? Como conciliar minhas necessidades com as de minha equipe? Paradoxos como estes são parte da vida. Toda interação comercial ou de trabalho é uma forma de confronto – um conflito de prioridades, uma luta de dignidades, uma batalha de idéias. Não se trata de um convite para você travar uma batalha épica entre bem e mal, certo e errado.

É preciso tomar cuidado para não bater com a cabeça na parede. As polaridades fazem parte da ordem natural das coisas. Como agimos, como reagimos a essas polaridades – é assim que a grandeza se diferencia da mediocridade.

Isso não significa que não sejamos obrigados a tomar decisões. Tomar decisões difíceis é exigência diária da liderança. Os líderes precisam contratar e demitir, lançar novas estratégias e arriscar investimentos, e tudo isso pode gerar estresse e sentimento de culpa. A presença de culpa não é conseqüência de ter tomado a decisão errada, mas da própria escolha. E essa é a condição humana: você é um ser que faz opções.

Administrar polaridades nos ensina que não existem soluções, apenas mudanças de atitude. Quando confronta as polaridades em sua vida, você perde suas ilusões arrogantes e auto-indulgentes e percebe que o alvo da piada é você mesmo. A compreensão dessa mensagem imediatamente o transforma num ser humano mais digno de crédito.

*Peter Koestenbaum é consultor e escritor de vários livros ligados ao tema Liderança

Fonte: Site Grupo de Liderança

sexta-feira, maio 08, 2009

Reunião diária: um mecanismo de cobrança

Hoje estava os e-mail do grupo [scrum-brasil] e encontrei um post de um blog muito interresante e com uma visão prática e direta sobre a reunião diária.

Também utilizo esta reunião como um mecanismo de cobrança e para manter o comprometimento da equipe, é um ótimo momento.

Abaixo o texto escrito por "Rodrigo Yoshima" em seu blog

[ Quando publiquei o artigo Product Owner: um desgraçado ganancioso a minha intenção foi quebrar uma visão errada que o mercado tem a respeito de Scrum e Agile em geral. Muitas pessoas que converso em clientes, eventos e listas de discussão tem uma visão muito romântica a respeito do Scrum. Muitas delas entraram em choque ao ler esse artigo que diz que o Product Owner é um cara que só pensa em dinheiro.

As pessoas tendem a achar que tudo no Scrum é romântico, não tem nada te pressionando, a colaboração é linda, o Product Owner é paciente, as coisas fluem naturalmente, o ScrumMaster é um líder terno e querido, é só colar post-its no quadro, entregar iterações, entrar em débito técnico, comer pipoca nos plannings e viver feliz para sempre.

Infelizmente o Scrum não é assim. Nós precisamos entregar o projeto! Eu sei que muitos CSMs, CSPs, CSTs, vão querer me queimar na fogueira da $crum Alliance com o que vou dizer agora, e vou deixar bem claro aqui: a Reunião Diária do Scrum é o melhor mecanismo de cobrança que existe.

meeting - meeting

Quando tive os primeiros contatos com Scrum em 2005 (e antes disso eu aplicava as práticas iterativas de gerenciamento de projetos do RUP), eu estava trabalhando num projeto internacional que seria implantado em mais de mil hospitais no Japão*. O primeiro projeto de nove dígitos a gente nunca esquece. O projeto estava indo bem com as práticas do RUP, porém, sabe como é uma criança com um brinquedo novo? Eu estava doido para aplicar o Scrum e a transição foi bem tranquila (a equipe era sênior). Nessa virada, tomei uma das decisões mais sábias da minha carreira: eu deleguei o papel de ScrumMaster para outra pessoa. Eu atuei como um membro da equipe.

screenshot - screenshot

Tomei essa decisão de não ser ScrumMaster porque vejo que muitas práticas que descem da gestão na maioria das vezes não fazem sentido para as equipes. Eu quis provar o Scrum sob todos os aspectos. Atuar como membro da equipe antes de atuar como ScrumMaster foi uma experiência valiosa. Um ScrumMaster jamais será um bom ScrumMaster se ele nunca atuou como membro da equipe num projeto Scrum.

Nos primeiros dias eu ví que as reuniões diárias mostravam uma coisa claramente: me faltava FOCO na execução das tarefas. Eu era arquiteto, e muitas vezes não cumpria as tarefas do projeto simplesmente porque estava correndo atrás de algum capricho arquitetural ou perdia o dia lendo mails e fazendo coisas na Internet. Quando eu via que estava “viajando” demais, eu lembrava que às 15:00hs teria a reunião diária, e eu não havia cumprido a tarefa sob minha responsabilidade. Eu me sentia cobrado porque a reunião diária estava se aproximando e eu não tinha trabalho nenhum para mostrar para os outros membros da equipe.

Vocês se lembram das perguntas da reunião diária:

1. O que você fez desde a última reunião diária?

2. O que você pretende fazer até a próxima reunião diária?

3. Tem alguma coisa impedindo o seu trabalho?

Nas perguntas 1 e 2 a equipe não está se reportando ao ScrumMaster! Nessas perguntas a equipe está se reportando para ela mesma de forma auto-gerenciável. E sabe o que é interessante? O comprometimento da equipe é maior com a própria equipe do que com os níveis hierárquicos superiores. Quando você está falando o que você fez para a própria equipe você sabe que eles estão no mesmo barco que você. Não há razões para constrangimentos, dissimulações e conflitos.

É muito fácil enganar um gerente de projeto que passa com um Gantt Chart perguntando “- Já terminou a tarefa? Quantos porcento ainda falta?”. Agora, não é tão fácil assim enganar os membros da própria equipe… Eles passaram o dia todo com você. Não adianta você falar que não cumpriu a tarefa porque teve problemas com o RichFaces, pois os outros membros viram que você ficou a manhã inteira procurando seu carro novo na Webmotors. Não adianta você falar que não conseguiu falar com o usuário - a equipe viu que você ficou discutindo sobre repositorios no GUJ. Não adianta reclamar que o build demora - a equipe sabe que você ficou rodando os testes só para conversar com aquela loirinha do projeto ao lado.

A reunião diária está chegando, então, mostre serviço! Por mais romântico que você queira ser com o Scrum e com a auto-organização/gestão, por debaixo dos panos o Scrum tem mecanismos de cobrança, e são mecanismos muito melhores que um gerente de projeto perguntando “percentuais de conclusão”.

* Sei que você arquiteto de plantão deve estar doido para saber como era esse projeto do Japão por dentro. Vamos lá: Usamos Domain-Driven Design, cliente Swing, JBoss e EJB3/JPA/Hibernate no servidor, integração via XML-RPC - o troço tinha que escalar. Conseguimos suportar 80 transações simultâneas numa máquina com 2 processadores (o objetivo do projeto era suportar 1.000 prescrições médicas por minuto). O maior desafio era a usabilidade: japonês gosta muito de telas TouchScreen (por isso que os botões são grandes). Outras características: segurança biométrica, assinatura eletrônica de documentos, integração com máquinas de diagnóstico por imagem e quando você ligava o japonês não dava nem pra navegar na aplicação, só decorando os labels. Foi um dos projetos mais interessantes que participei. ]


Espero que tenha gostado.

Um abraço,


quinta-feira, maio 07, 2009

Parte 1/8 - DVD Excelência em Projetos com o Microsoft Project


Hoje comecei a assistir o DVD de Excelência em projetos com Microsoft Project com Ricardo Vargas, já nessa primeira parte fiquei mais uma vez impressionado com Ricardo Vargas.

SINOPSE
Parte 1 de 8 do DVD produzido por Ricardo Vargas em parceria com a Sete Distribuidora. O objetivo do DVD é apresentar, por um processo simples e interativo, os conceitos básicos do gerenciamento de projetos utilizando uma das ferramentas mais populares do mundo para o gerenciamento de projetos, o Microsoft Project.
Capítulos desse vídeo:
- Conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos
- Definição de Projeto
- Sucesso em Projetos
- Fases de um Projeto

Abaixo destaquei alguns comentários que achei bem interessantes:

CONCEITOS BÁSICOS
  • Desafio, superação estes são os principais requisitos de um profissional de sucesso!
  • A capacidade de romper, a capacidade de fazer mais com menos, de administrar bem os custos, os prazos, de gerir estrategicamente os riscos. Estes são os principais diferenciais hoje em um mundo competitivo.
  • Fazer o trabalho possível não diferencia nenhuma empresa e nenhum profissional!
  • O grande diferencial é trabalhar exatamente na fronteira que separa o possível do impossível!
  • Rompa a fronteira entre o possível e o impossível e se diferencie cada vez mais no mercado.
  • Para sobreviver o ambiente de alta complexidade e de alta velocidade, somente trabalhando por projetos. Sabendo que todos os esforços são temporários e com objetivos claros e definidos.

DEFINIÇÃO DE PROJETO
  • Projeto é um empreendimento não repetitivo. É algo que foge a nossa rotina de trabalho, é algo novo que exige um tratamento diferente uma visão e um tratamento diferenciado.
  • Projeto tem uma seqüência clara e lógica de eventos.
  • Um projeto é temporário, tem início, meio e fim. Isso não significa ser curto ou ser longo. Podemos ter projetos de 1 dia, 1 anos como também podemos ter projetos de anos ou décadas.
  • Essa característica de ter um término é que vai marcar o projeto.
  • Projeto tem um objetivo claro e definido. Isso significa acertar o alvo, saber exatamente o que eu quero colher com o término do meu projeto.
  • Os custos, prazos, qualidade e recursos limitados. Não temos todo o dinheiro do mundo, todo o tempo do mundo, todos os recursos do mundo e precisamos atingir a melhor qualidade possível que vai nos diferenciar do concorrente.
  • São as pessoas que conduzem o projeto e são as pessoas com suas habilidade que tornam o projeto um sucesso.

SUCESSO EM PROJETOS
  • Sucesso significa cumprir o planejado, significa colher aquilo que se plantou.
  • O plano e o sucesso estão na semente, se plantar mal, é impossível colher bem.

FASES DE UM PROJETO
  • As cinco fases de um projeto são iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
  • A fase de iniciação é onde o objetivo e a missão do projeto são estruturados.
  • A fase de planejamento precisa ser o suficientemente detalhada para que o projeto seja executado.
  • A fase de execução é a materialização daquilo que foi planejado. Qualquer erro cometido no plano fica evidente nessa fase.
  • A fase de controle é a onde ações corretivas e preventivas garantem a execução do projeto.
  • A fase de finalização é onde as lições aprendidas do projeto são documentadas e o projeto é concluído.

Para assistir a parte 1 acesso o link abaixo:
Parte 1/8 - DVD Excelência em Projetos com o Microsoft Project


Logo posto comentários sobre a segunda parte.

Um abraço.

quarta-feira, maio 06, 2009

Entrevista com Ricardo Vargas 2003

Essa semana estou assistindo vários vídeos do Ricardo Vargas, onde ele comenta sobre o gerenciamento de projetos e passa alguns toques bem interessantes.

Abaixo estão alguns comentários de Ricardo Vargas que eu destaco como interessantes:
  • Em um negócio, se não existe mercado, faça de tudo para criar o mercado. Esse é o espírito da inovação.
  • Não deixe o improviso virar regra. Seja inovador, mas com planejamento!
  • Você nunca pode se considerar no pico da montanha, porque pra qualquer lado que você anda, você cai. Você tem que estar sempre subindo!
  • Quando você faz com amor alguma coisa, fica tão evidente a sua vontade de fazer aquilo, que você ganha! Não tem como você não ganhar!
  • Pra você dar certo na vida, é preciso ter sangue quente, é preciso ter vontade. Nada cai na sua cabeça de graça!
  • Você tem que construir o projeto da sua própria vida, porque afinal a nossa vida é um projeto e você é gerente dela!
Para assistir os vídeos acesso os links abaixo:
PARTE 1/22 - YouTube

PARTE 2/2 - YouTube

Espero que gostem!
Um abraço.

Apresentação


Olá amigos,

Resolvi criar um tempo para criar um blog ;)

A alguns dias criei um twitter e gostei da idéia, então estou criando este blog para publicar conteúdos sobre meus estudos no gerenciamento de projetos e metodologias ágeis.

Espero poder contribuir para o compartilhamento e a construção de conhecimento sobre gerenciamento de projetos.

Um abraço,
Cleiton Luis Mafra
caco